Obrigatórias para o Mestrado

CHS-001: MÉTODOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA

Objetivos: A disciplina pretende possibilitar um espaço de discussão de metodologias e instrumentos de pesquisa, fornecer elementos para subsidiar os temas de pesquisa, de forma a promover um refinamento do foco da investigação a partir de uma perspectiva interdisciplinar e estabelecer um diálogo entre métodos e procedimentos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, possibilitando escolhas e hibridismos capazes de sustentar a investigação de problemas de natureza complexa e interdisciplinar.
Programa: Métodos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade em pesquisa científica. Procedimentos e técnicas de pesquisa nas ciências humanas e sociais. Pesquisas quantitativa e qualitativa, quanti-qualitativas. Construção do objeto de pesquisa. Relações entre conhecimento teórico e pesquisa empírica na construção de conceitos. O papel do pesquisador e a relação entre os sujeitos de pesquisa. Ética e práticas de pesquisa. Parâmetros de construção e análise de dados quantitativos. Utilização de softwares para análise de dados quantitativos. Formulação de roteiro de entrevista e questionários. Tipos de pesquisa e forma de abordagem. Tipos de análise de dados quantitativos e qualitativos. Cruzamento de dados quantitativos e qualitativos. Pesquisa histórica e a especificidade dos vários tipos de fontes; pesquisa comparativa; pesquisa etnográfica; observação participante; pesquisa-ação; estudos de caso; histórias de vida; análises de discursos. Historiografia, estudo de caso, história de vida, trabalho de campo. Construção de instrumentos de pesquisa. Autorização de uso de áudio-visual, autorização e ciência sobre resultados de pesquisa por parte dos indivíduos envolvidos. Devolução e divulgação dos resultados de pesquisa. Troca e alteridade na pesquisa científica. Elaboração de projetos de pesquisa e estruturação da dissertação de mestrado.

CHS-002: TEORIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA

Objetivos: O objetivo é oferecer um panorama da evolução das teorias sociais ocidentais que emergiram a partir do materialismo histórico ao longo do século XX.

Programa: teoria do Estado; Gramsci e a ‘filosofia da práxis’; a ‘teoria crítica’ de Adorno e Horkheimer; Marcuse, a incorporação da psicanálise e o ‘Homem Unidimensional’; o ‘capital monopolista’ em P. Baran e Paul Sweezy; o capital financeiro; a teoria da ação comunicativa de J. Habermas; a teoria do populismo de Ernesto Laclau.

CHS-002: TEORIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA (linha 1 e 3)

Objetivos: Oferecer um espaço de reflexão e discussão de grandes temas de investigação das Ciências Sociais, numa perspectiva das teorias sociais contemporâneas.

Programa: Modernidade e pós-modernidade; Representação, discurso, textualidade e intertextualidade; Cultura, hibridismo, interculturalidade, transculturação; hermenêutica e pós-estruturalismo; Cultura e Política; Pluralismo e globalização; Democracia e Mercado; Relações de Poder; Conflitos sociais contemporâneos; Subjetividade, Identidades, Identificações e reconhecimento; Redes Sociais, sociabilidades e socialidades; Confronto, Diferença e Desigualdade Social; ação coletiva e atores sociais contemporâneos; Indivíduo e Ação (agency); Simetrias e Complementaridades no mundo contemporâneo; Reestruturação do Estado Contemporâneo; Conhecimento, informação e educação; Ciência, Tecnologia e autoridade; Temporalidade e Espacialidade; Instituições Sociais e dimensões do público e do privado.

CHS-006 – TÓPICOS ESPECIAIS EM PRODUÇÃO ACADÊMICA

Objetivos: similarmente ao doutorado, o objetivo dessa disciplina é que ao final do curso os alunos apresentem a submissão de um artigo com seu orientador(a). Nas disciplinas há uma discussão sobre a importância da publicação científica e a participação em eventos acadêmicos como etapa importante para a formação de novo(a)s pesquisadore(a)s.

Programa: a estrutura e o estilo geral dos artigos científicos; a questão da necessidade da publicação em periódicos indexados; o sistema de avaliação por pares; o sistema de indexação da CAPES.
Retornar para as Disciplinas