Disciplines Line 3: Culture, Communication and Social Dynamics

CHS:301: Diferenças, diversidade e desigualdade social

Objetivos: Apresentar um panorama da construção das noções de gênero, etnia, geração, classe, identificando a importância do cruzamento dessas categorias nos estudos contemporâneos sobre a questão da diferença, da diversidade e da desigualdade social. Problematizar concepções universalizantes do sujeito na perspectiva dessas categorias.
Programa: Construções do conceito de gênero e a apropriação cultural da diferença sexual; corpo, sexualidade, etnia, geração e classe; problematização das concepções universais de sujeito, direitos, democracia, igualdade, cidadania e políticas públicas; construções de identidades; diferenças de gênero, etnia, geração e classe na organização social e econômica da vida pública e da vida privada; diferenças e desigualdades no trabalho, na educação e na participação política: especificidades das desigualdades de gênero, étnicas, geracionais e de classe no contexto das desigualdades em escala local, nacional e global; movimentos sociais, feministas, LGBTs, étnicos e geracionais e as lutas sociais por políticas de reparação e promoção de igualdade; políticas públicas de combate às discriminações e violências de gênero, étnica e geracional; classe, etnia e gênero na pós-modernidade; desigualdade e exclusão social no Brasil.

CHS-302: Sociedade da informação: cultura, comunicação e mídia
Objetivos: Compreender e analisar os fenômenos culturais na sociedade contemporânea e sua estreita articulação com a rápida mudança tecnológica enfatizando os aspectos relacionados à Comunicação e à nova Sociedade da Informação. Problematizar temas e conceitos relacionados às formas atuais de mediação cultural que, induzidos pelos sistemas midiáticos de base tecnológica, destroem e recompõem aceleradamente valores e crenças, atribuindo novos significados às estruturas do cotidiano.
Programa: Cultura, Comunicação Social, Sistema de Mídias e Sociedade da Informação: abordagem conceitual, transformações históricas e tecnológicas, impactos na atualidade. Comunicação, cultura e contemporaneidade. Formação de comunidades midiáticas. Produção da Estética Contemporânea: a arte mediada pela tecnologia das mídias. Cultura urbana e experimentalismo midiático. Constituição da sociedade virtual da informação e do conhecimento. Cultura política e virtualidade. Cibercultura e mundo digital. Práticas colaborativas, propriedade imaterial e a construção do comum. Modelos de compartilhamento em rede e movimentos colaborativos.

CHS-303: Tecnologia e dinâmicas culturais

Objetivos: Discutir a noção de tecnologia como atributo inerente à capacidade humana de simbolizar e confeccionar ferramentas para comunicar-se, suprir necessidades sociais e estabelecer relações com o mundo natural.
Programa: Tecnologia, poder e cultura. Ciência, técnicas e tecnologia. A noção de tecnologia em diferentes culturas. Imaginário coletivo e tecnologia. Mudanças culturais e tecnologia em sociedades ocidentais e não-ocidentais. Sociedade da informação: conceito, impasses, contradições e perspectivas. Poder e controle na sociedade da informação.

CHS-304: Trabalho, Deslocamentos e mudanças sociais

Objetivos: A disciplina tem como objetivo a reflexão interdisciplinar sobre as temáticas históricas e atuais do Mundo do Trabalho e sua interface com a tecnologia e com as mudanças sociais e com os deslocamentos espaciais de trabalhadores. Nesse contexto, pretende-se refletir sobre a consolidação das relações de trabalho no Brasil, especialmente no que se refere ao seu padrão de regulação, e sobre a atual tendência de precarização dos vínculos laborais. Ademais, a disciplina discutirá como a presença e o avanço da tecnologia delimita novas formas de organização da produção e do trabalho. A questão das migrações também será pensada nas novas configurações das relações do trabalho.
Programa: Globalização, reestruturação produtiva e novas formas de organização do trabalho. Globalização e circulação humana. Novos desafios da regulação pública das relações laborais em um contexto de precarização das condições de trabalho. Administração científica da organização e do trabalho. Impactos das TICs no mundo do trabalho e nos deslocamentos humanos. Análise do mundo do trabalho via mobilidade humana. Deslocamentos internos e internacionais. Mobilidade e multiculturalismo. Migrações e direitos humanos. Fronteiras. Dimensão econômica das migrações. Processos de inclusão. Redes sociais. Identidades e deslocamentos.

CHS 305 – Identidade, Representações Sociais e Simbolismos

Objetivo: pretende-se apresentar e discutir o arsenal teórico sobre as questões de identidade e representações sociais. A questão dos símbolos e como são construídos nos diferentes e diversos contextos sociais também serão abordados nesta disciplina.
Programa: conceitos de identidade nas correntes teóricas das ciências sociais e humanidades; processos identitários; globalização e identidade; etnicidade e identidade; cultura, sociedade e identidade; Identidade e Reconhecimento; Identidade e Estilos de vida; Globalização e dinâmica sócio-cultural; Socialização e sociabilidades contemporâneas; processos históricos e civilizatórios; teorias sobre memória; teorias sobre violência; formas de violência; religião e religiosidade no mundo contemporâneo; mudanças simbólicas e processos de ressignificação de signos e valores sociais.

Return to Disciplines