Obligatórias para el Doctorado

CHS 004 – Seminários Avançados em Ciências Humanas e sociais:

A constituição das disciplinas e a “disciplinarização” do saber: a questão do método como ordenador do discurso científico. O esgotamento da abordagem disciplinar no campo científico e a emergência da Interdisciplinaridade como questão prática e teórica. O deslocamento epistêmico e os impasses do exercício e da produção interdisciplinar. A Interdisciplinaridade na abordagem histórica, sociológica e antropológica. A disputa das categorias e dos conceitos: pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Conversão, resistências e confrontos institucionais: universidades, periódicos, agências de financiamento e sistemas de avaliação perante o desafio da revisão de parâmetros, métodos e concepções disciplinares.

CHS 005 – Colóquios de Pesquisa:
Esta disciplina tem como objetivo promover a reflexão dos Projetos de pesquisa dos Pós-graduandos e trocar vivências de teorias, metodologias e temas de pesquisa dos docentes do programa e convidados.

CHS 007 – Tópicos Avançados em Produção acadêmica:

Esta disciplina tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a produção acadêmica como artigos científicos, livros, resenhas críticas e propostas de projetos. Também são explorados os pontos-chaves que um artigo deve conter, bem como na forma em que é realizada a sua avaliação em periódicos.
Volver a las Disciplinas