Eletivas

CHS-101: Administração pública, reforma do Estado e regulação
Objetivo:
 A disciplina tem como finalidade apresentar aos alunos as bases históricas, teóricas e conceituais sobre o papel regulatório do Estado nas economias modernas, enfatizando os seus aspectos institucionais, com especial atenção ao modelo das agências reguladoras. O curso também buscará analisar o caso brasileiro à luz da experiência internacional.
Programa: Estado e burocracia; A formação das modernas burocracias; Burocracia e política; Dilemas de autonomia e controle no contexto democrático; Imagens da burocracia; Administração pública no contexto brasileiro; Reforma do Estado em contexto mundial; Desafios da moderna administração pública; Economia de mercado, sociedade e regulação; Tipos e teorias da regulação; O moderno Estado regulador e as agências: o caso brasileiro.

CHS-102: Instituições e políticas públicas

Objetivo: A disciplina visa tratar das vertentes analíticas sobre o papel das diversas instituições políticas na definição de políticas públicas e sobre as dinâmicas que permeiam o funcionamento e as inter-relações entre elas. Serão tratadas as grandes instituições republicanas (Executivo, Legislativo e Judiciário), assim como o papel da burocracia governamental e das questões federativas nesse processo. A disciplina busca trazer essas referências ao caso brasileiro em seus diversos níveis federativos.

Programa: Política como escolha pública; Divisão de poderes e modelos de democracia; Tensões e complementaridades das abordagens teóricas institucionais, econômicas e políticas; Executivo como protagonista nas políticas públicas; O Legislativo e suas dinâmicas; Executivo e o Legislativo no Brasil; O Judiciário e as políticas públicas; Burocracia como agente técnico e político; Grupos de veto e estratégias de governabilidade; Particularismo e universalismo nas políticas públicas: a atuação dos grupos de interesses econômicos e sociais; Políticas públicas em sistemas federativos.

CHS-103: Perspectivas teóricas e analíticas das políticas públicas

Objetivo: A disciplina visa fornecer aos alunos ferramental teórico analítico sobre as políticas públicas e seu ciclo, que engloba os processos de definição de agenda, formulação, implementação e avaliação. Serão abordadas as principais perspectivas teóricas, buscando sempre uma abordagem que abarque as vertentes políticas, econômicas e sociais envolvidas na dinâmica das políticas públicas, inclusive sobre a ação coletiva e os efeitos não-intencionais da interação social.

Programa: Definições de política pública; Política, política pública e sistema político (policy, politics e polity); A Política das Políticas Públicas: processo decisório, decisão e não-decisão; Formação de agenda; Modelos de análise: incrementalismo, advocacy coalition, multiple streams, processo de difusão de políticas, escolha racional, teoria dos jogos, etc; Atores formais e informais no processo de políticas públicas; Avaliação e monitoramento de políticas públicas; Sociedade civil, ONGs, terceiro setor e políticas públicas; A pesquisa sobre políticas públicas no Brasil

CHS-104: Políticas públicas e dilemas sociais
Objetivo: A disciplina objetiva oferecer aos alunos uma análise dos processos de formação e desenvolvimento das políticas sociais, passando pelas interpretações dos conflitos sociais na sociedade contemporânea, reconhecimento e visibilidade de novos sujeitos e a pluralidade de grupos sociais, consolidação dos direitos sociais, estruturação e crise dos sistemas de proteção social. Serão destacados a evolução recente das políticas sociais no Brasil, as dimensões culturais e o papel das novas tecnologias de informação e comunicação quanto à percepção e mediação dos mesmos.

Programa: Algumas interpretações dos conflitos sociais: perspectivas teóricas antropológicas, filosóficas, históricas, sociológicas; concepções contemporâneas de sujeitos, identidades e comunidades em conflito; Conflitos sociais, globalizações, multiculturalismo e sociedades em rede; Críticas às teorias dos conflitos e seus usos nas ciências sociais aplicadas: limites das concepções de gerenciamento, controle, eliminação e mediação de conflitos; O surgimento das políticas sociais; Políticas sociais como políticas públicas; O processo de construção dos sistemas de proteção social; A crise dos Estados de bem-estar social; Políticas Sociais no Brasil: desenvolvimentos recentes.

CHS-105: Democracia, direitos e conflitos sociais

Objetivo: O objetivo da disciplina consiste na análise interdisciplinar da prática democrática no âmbito do Estado, no que tange à efetivação e proteção de direitos considerados fundamentais, ao executar políticas públicas e ações da sociedade civil dirigidas à solução e controle dos conflitos sociais.

Programa: Aspectos antropológicos, sociais, políticos e jurídicos da ideia de Democracia. Prática democrática do Estado e suas instituições em busca da transparência e da participação popular. O papel da Sociedade Civil na redefinição da ideia de Democracia e de cidadania e suas novas práticas. O compromisso do Estado e da Sociedade Civil na proteção dos Direitos Humanos. O tratamento dos conflitos sociais na prática democrática do Estado e da Sociedade Civil. Os direitos das minorias. Políticas públicas de segurança: obrigações do Estado e compromissos da Sociedade Civil.

CHS-203: Políticas de C,T&I no Brasil

Objetivos: Analisar a constituição de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Brasil com ênfase no período pós-1930. Discutir o papel dos diferentes atores sociais – universidades, empresas, instituições de pesquisa – na realização de pesquisa e inovação. Apresentar uma visão de conjunto acerca do papel das agências de fomento, dos convênios e intercâmbios para formação de recursos em C,T&I, bem como os modelos internacionais que se constituíram em parâmetro para atividade científica no país. Abordar os problemas mais significativos de integração e coordenação do sistema nacional de C,T&I.

CHS:301: Diferenças, diversidade e desigualdade social

Objetivos: Apresentar um panorama da construção das noções de gênero, etnia, geração, classe, identificando a importância do cruzamento dessas categorias nos estudos contemporâneos sobre a questão da diferença, da diversidade e da desigualdade social. Problematizar concepções universalizantes do sujeito na perspectiva dessas categorias.
Programa: Construções do conceito de gênero e a apropriação cultural da diferença sexual; corpo, sexualidade, etnia, geração e classe; problematização das concepções universais de sujeito, direitos, democracia, igualdade, cidadania e políticas públicas; construções de identidades; diferenças de gênero, etnia, geração e classe na organização social e econômica da vida pública e da vida privada; diferenças e desigualdades no trabalho, na educação e na participação política: especificidades das desigualdades de gênero, étnicas, geracionais e de classe no contexto das desigualdades em escala local, nacional e global; movimentos sociais, feministas, LGBTs, étnicos e geracionais e as lutas sociais por políticas de reparação e promoção de igualdade; políticas públicas de combate às discriminações e violências de gênero, étnica e geracional; classe, etnia e gênero na pós-modernidade; desigualdade e exclusão social no Brasil.

CHS-302: Sociedade da informação: cultura, comunicação e mídia
Objetivos:
Compreender e analisar os fenômenos culturais na sociedade contemporânea e sua estreita articulação com a rápida mudança tecnológica enfatizando os aspectos relacionados à Comunicação e à nova Sociedade da Informação. Problematizar temas e conceitos relacionados às formas atuais de mediação cultural que, induzidos pelos sistemas midiáticos de base tecnológica, destroem e recompõem aceleradamente valores e crenças, atribuindo novos significados às estruturas do cotidiano.
Programa: Cultura, Comunicação Social, Sistema de Mídias e Sociedade da Informação: abordagem conceitual, transformações históricas e tecnológicas, impactos na atualidade. Comunicação, cultura e contemporaneidade. Formação de comunidades midiáticas. Produção da Estética Contemporânea: a arte mediada pela tecnologia das mídias. Cultura urbana e experimentalismo midiático. Constituição da sociedade virtual da informação e do conhecimento. Cultura política e virtualidade. Cibercultura e mundo digital. Práticas colaborativas, propriedade imaterial e a construção do comum. Modelos de compartilhamento em rede e movimentos colaborativos.

CHS-303: Tecnologia e dinâmicas culturais

Objetivos: Discutir a noção de tecnologia como atributo inerente à capacidade humana de simbolizar e confeccionar ferramentas para comunicar-se, suprir necessidades sociais e estabelecer relações com o mundo natural.
Programa: Tecnologia, poder e cultura. Ciência, técnicas e tecnologia. A noção de tecnologia em diferentes culturas. Imaginário coletivo e tecnologia. Mudanças culturais e tecnologia em sociedades ocidentais e não-ocidentais. Sociedade da informação: conceito, impasses, contradições e perspectivas. Poder e controle na sociedade da informação.

CHS-304: Trabalho, Deslocamentos e mudanças sociais

Objetivos: A disciplina tem como objetivo a reflexão interdisciplinar sobre as temáticas históricas e atuais do Mundo do Trabalho e sua interface com a tecnologia e com as mudanças sociais e com os deslocamentos espaciais de trabalhadores. Nesse contexto, pretende-se refletir sobre a consolidação das relações de trabalho no Brasil, especialmente no que se refere ao seu padrão de regulação, e sobre a atual tendência de precarização dos vínculos laborais. Ademais, a disciplina discutirá como a presença e o avanço da tecnologia delimita novas formas de organização da produção e do trabalho. A questão das migrações também será pensada nas novas configurações das relações do trabalho.
Programa: Globalização, reestruturação produtiva e novas formas de organização do trabalho. Globalização e circulação humana.  Novos desafios da regulação pública das relações laborais em um contexto de precarização das condições de trabalho.  Administração científica da organização e do trabalho. Impactos das TICs no mundo do trabalho e nos deslocamentos humanos. Análise do mundo do trabalho via mobilidade humana. Deslocamentos internos e internacionais. Mobilidade e multiculturalismo. Migrações e direitos humanos. Fronteiras. Dimensão econômica das migrações. Processos de inclusão. Redes sociais. Identidades e deslocamentos.

CHS 305 –  Identidade, Representações Sociais e Simbolismos

Objetivo: pretende-se apresentar e discutir o arsenal teórico sobre as questões de identidade e representações sociais. A questão dos símbolos e como são construídos nos diferentes e diversos contextos sociais também serão abordados nesta disciplina.
Programa: conceitos de identidade nas correntes teóricas das ciências sociais e humanidades; processos identitários; globalização e identidade; etnicidade e identidade; cultura, sociedade e identidade; Identidade e Reconhecimento; Identidade e Estilos de vida; Globalização e dinâmica sócio-cultural; Socialização e sociabilidades contemporâneas; processos históricos e civilizatórios; teorias sobre memória; teorias sobre violência; formas de violência; religião e religiosidade no mundo contemporâneo; mudanças simbólicas e processos de ressignificação de signos e valores sociais.

CHS-401: Diversidade cultural, políticas públicas e desenvimento local
Objetivos:
Analisar, numa perspectiva interdisciplinar, a complexidade das relações sociais que se entrecruzam em ações que envolvem, por um lado, a formulação e implementação de políticas públicas e, de outro, expectativas, desafios e contradições implícitos nos projetos e proposições relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, local e regional. Portanto, processos identitários, etnicidade, movimentos sociais, multiculturalismo, regionalismo e globalização serão pensados nesta disciplina como aspectos fundamentais para a análise de políticas públicas e da noção de desenvolvimento local.
Programa: Antropologia, Cultura e Políticas Públicas. Diversidade e Esferas de Atuação no Espaço Público. Ethos cultural, diferença e diversidade no processo de formulação de políticas públicas e em projetos de desenvolvimento local. Dinâmica Social, Diversidade, Conflitos Identitários e Projetos de Desenvolvimento Social e Econômico. Sociedade da Informação e do Conhecimento em Países Emergentes: conceitos, conflitos e disputas. Estudos de Caso.
CHS-402: Gestão de tecnologia e inovação
Objetivos: Abordar e problematizar os conceitos, processos e ferramentas de gestão de tecnologia e do processo de inovação e suas implicações para as empresas, mercados e sociedade.
Programa: O conceito de inovação tecnológica em diferentes abordagens teóricas. A organização dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I). A interação universidade-empresa e suas interfaces com a sociedade. A reorganização institucional das instituições de pesquisa. Os processos de criação e difusão do conhecimento. Recursos, competências e estratégias para a geração de inovações tecnológicas. Processos e ferramentas de gestão de tecnologia e de inovação.

CHS-403: Redes informacionais, poder e políticas públicas
Objetivos:
A disciplina pretende discutir o poder, a dominação e o controle a partir do advento das redes informacionais e sociais nos processos de formulação, execução e avaliação de políticas públicas e no controle social de governos e instituições (accountability), assim como seus impactos sobre a democracia. Também serão apresentados os principais contenciosos em torno da propriedade intelectual diante da emergência de práticas colaborativas de compartilhamento de conhecimento nas redes digitais.
Programa: Cultura e política. Cultura de rede e suas diversas abordagens. Conceito de arquitetura e de protocolos de comunicação. Poder centralizado, descentralizado e distribuído. Poder simbólico e poder comunicacional. Política nas redes e política das redes. Implicações socioculturais de códigos, softwares e o confronto de padrões. Governança das redes. Os contenciosos em torno da propriedade de bens informacionais. Intermediação e redes digitais. Práticas colaborativas e a construção do comum. Modelos de compartilhamento em rede e movimentos colaborativos. Conceitos e dilemas da democracia. Democracia vertical, horizontal, deliberativa e participativa. Grupos, coalizões e informação na definição de agendas e alternativas de políticas públicas. Esfera Pública, política em rede e governos eletrônicos. Transparência e dados governamentais abertos. Conceitos e dimensões de accountability na democracia e nas políticas públicas. As redes e o controle social. Sistemas de propriedade e relações de poder. Características da propriedade imaterial.

CHS-404: Propriedade intelectual, criatividade e políticas de inovação
Objetivos: Abordar a origem, natureza social e as funções da propriedade intelectual, bem como seu uso na produção e circulação de ativos baseados em inovações. Analisar os principais campos e instrumentos de proteção à propriedade intelectual e seus impactos nos processos de desenvolvimento econômico e social. Estudar a propriedade intelectual em um contexto de co-evolução de tecnologias e instituições. A partir da análise de estudos de caso, discutir a proposição de políticas e estratégias que valorizem ganhos e reduzam impactos negativos. Destacar a perspectiva interdisciplinar para a análise do tema da propriedade intelectual.
Programa: Contexto histórico da emergência da propriedade intelectual. Fundamentos filosóficos, políticos e econômicos da propriedade sobre ideias. Principais conceitos e definições envolvendo propriedade intelectual: marcas, patentes, desenho industrial, direitos do autor, etc. Sistema Nacional de Inovação: conceitos e organização. Regimes tecnológicos, apropriabilidade e proteção de ativos intelectuais. Gestão da propriedade intelectual e a função prospectiva da patente. Propriedade intelectual, competitividade e desenvolvimento sócio-econômico. Propriedade intelectual, estratégias e políticas públicas. Modelos alternativos, domínio público e os commons. Estudos de caso: conhecimentos tradicionais, agricultura, saúde, biotecnologia, tecnologias da informação, bens culturais, entre outros. Propriedade intelectual no ambiente universitário: as agências de inovação.

CHS 405 – Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia: abordagens e trajetórias

Programa: Formação do campo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT).  Autores, contextos e vertentes.  A crise da Filosofia da Ciência proveniente do Círculo de Viena e a reconfiguração das abordagens sobre ciência, conhecimento e sociedade. A emergência da História e da Sociologia da Ciência como domínios conexos. A diferenciação da análise pela Sociologia do Conhecimento. A constituição das Políticas Científicas e Tecnológicas como objeto de interesse co campo. A perspectiva da Antropologia da Ciência. A dupla denominação do campo ESCT ou CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), sua institucionalização local e internacional e a especificidade da experiência latino-americana.  O papel do ativismo político na redefinição do campo. O  estudo das controvérsias. A abordagem “CTS e Educação”.  O lugar dos “Estudos de Inovação” no campo ESCT/CTS. A Cientometria  e a construção dos indicadores. As vertentes teóricas para os estudos da divulgação científica, em especial na perspectiva da “Cultura das Mídias”. Associações, Congressos e Publicações

CHS 406 – Direitos humanos, minorias e refugiados

Objetivos: Analisar a temática dos Direitos Humanos e sua relação com as minorias e populações vulneráveis, principalmente os refugiados, buscando uma contextualização histórica, social, política e antropológica. Aprofundar o debate jurídico-conceitual e sociológico sobre as categorias de minorias e de migrantes forçados (refugiados, apátridas e deslocados) e na análise dos sistemas nacionais e internacionais de proteção. Compreender o processo de construção das identidades dos refugiados e minorias.
Programa: Contextualização histórica, social, política e problematização dos conceitos de minorias e de refugiados. Regime internacional dos Direitos Humanos.  Sistema de proteção universal (ONU). Sistemas de proteção regional (UE, OEA e UA). Tratados internacionais e legislação nacional relativos a minorias e refugiados. Atores internacionais e domésticos não governamentais comprometidos com a proteção das minorias e dos migrantes forçados. Políticas públicas de inclusão e de integração local para minorias e refugiados, e suas interfaces entre diretrizes internacionais e nacionais. Questões antropológicas e culturais relevantes sobre deslocamentos, migrações e identidade.

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