Professors

Adriana Capuano de Oliveira

adriana.oliveira@ufabc.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade de São Paulo, USP (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2004). Foi Visiting Scholar na UCSD (University of California at San Diego) no ano de 1998, participando de pesquisas no Center for Iberian and Latin American Studies (CILAS). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal do ABC, UFABC, tendo já lecionado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de Franca), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fundação Santo André (FSA). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PCHS) e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais: MIGREPI, e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais, GEDI, ligado ao IEA/USP (Instituto de Estudos Avançados da USP) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra, Ligado ao CIES/IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa). Foi coordenadora da Editora UFABC (EdUFABC) de julho de 2015 a fevereiro de 2018. Atua principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais, brasileiros residentes no exterior, Brasil-Japão, Brasil-EUA, identidades nacionais, nacionalismos, questões étnicas, relações internacionais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2186194367155749

 

Alessandra Teixeira

alessandra.teixeira@ufabc.edu.br

Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2012) e Mestre (2007) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Advogada (1997). Pós-doutorado em Sociologia e Antropologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2015). Pesquisadora do Observatório de Segurança Pública/UNESP. Áreas de atuação: política criminal e prisional, violência institucional, segurança pública, sistema de justiça, juventude, gênero, direitos humanos e memória

Lattes – http://lattes.cnpq.br/8601483356523987

 

Ana Keila Mosca Pinezi

keipinezi@gmail.com

Possui graduação em História – licenciatura plena (1991), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é docente (profa associada II) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Suas áreas de pessquisa são Antropologia e Sociologia da Religião e Urbana; Políticas Públicas em Educação; Antropologia e Sociologia do corpo e do gênero; Saúde e itinerários de cura religiosa; processos identitários, memória e simbolismos. Coordenou o programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, da UFABC, de 2010 a 2014. É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). É membro da diretoria da ANINTER-SH (Associação Interdisciplinar em Sociais e Humanas). Coordena o Grupo de Pesquisa “Identidades Plurais e Representações Simbólicas” (IPLURES). Entre seus livros e artigos, destaca-se o livro “A vida pela ótica da esperança: um estudo comparativo entre a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Internacional da Graça de Deus”, EdUFABC, 2015.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/4234482551885719

Camila Nunes Dias

camila.dias@ufabc.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais, com licenciatura plena (2002), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC. Tem experiência na área de Sociologia da religião e da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema prisional, criminalidade organizada, segurança pública, violência criminal, redes criminais em regiões de fronteira, conversão religiosa, trajetória religiosa.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/2337937419444833
Claudio Luís Camargo Penteado

claudio.penteado@ufabc.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Mídia e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, democracia, blogs, políticas públicas e energia.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/0036766179644104

 

Elias David Morales Martinez

david.morales@ufabc.edu.br

Possui graduação em Línguas Modernas: Espanhol-Inglês – Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas (1997); graduação em Ciência Politica – Universidad Nacional de Colombia (2001); mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB (2005) e doutorado em Integração da América Latina (Práticas Políticas e Relações Internacionais) pela Universidade de São Paulo -USP (tese aprovada com distinção, 2008).

Professor do bacharelado em Ciências e Humanidades e de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC Paulista – UFABC. Professor colaborador do mestrado em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Tem experiência nas áreas de ensino de Meio Ambiente e Relações Internacionais; Teoria das Relações Internacionais; Relações internacionais da América Latina; Segurança Internacional; Não Proliferação de Armas de Destruição em Massa. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais GEPRI/UEPB, e desenvolve projetos de pesquisa junto à CAPES/CNPq.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/9399906628579772

 

Fernanda Graziella Cardoso

fernanda.cardoso@ufabc.edu.br

Professora da UFABC desde 2014, é doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP (2012), mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE-UFRJ (2008) e graduada em Economia pela FEA-USP (2005). Membro e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade – NEEDDS/UFABC. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Socioeconômico, História Econômica Brasileira e História do Pensamento Econômico.

Lattes – http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713727J3

Giorgio Romano Schutte

giorgio.romano@ufabc.edu.br

Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam (1987) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV, Coordenador do Curso de Relações Internacionais (BRI) e membro do corpo docente do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) e do Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi Técnico em Planejamento e Pesquisa e Coordenador da área de estudo de economia e política internacional do IPEA. Atuou como professor em RI do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e consultor do Banco Mundial como Regional Advisor na América do Sul da Aliança de Cidades/ Cities Alliance. Ocupou cargos na administração pública federal (Presidência da República) e municipal (Prefeituras de São Paulo e Santo André). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política internacional, geopolítica da energia, governança internacional, América do Sul, economia e política externa brasileira,  reestruturação produtiva e integração. Membro do Grupo de Estudos da Conjuntura da Fundação Perseu Abramo (FPA), do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) e do Grupo de Conjuntura Internacional da USP (GACINT). Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Lattes – http://lattes.cnpq.br/6442902703089747

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

gilberto.rodrigues@ufabc.edu.br

É Pós-doutor (Fulbright Visiting Scholar) pelo Center for Civil and Human Rights, University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais – Universidad para la Paz, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos pela Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito pela PUC-SP (1989). Professor-adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Relações Internacionais e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanos e Sociais. Ex-professor do Programa de Doutorado/ Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello, em parceria com o ACNUR, e editou a Revista Leopoldianum (1998-2013). Professor convidado do PEPGCS/PUC-SP (2010). É membro do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon/UCAM) e da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES), em Buenos Aires. Membro do Grupo Consultivo da Sociedade Civil (ConSOC) do BID-Brasil e associado à ANDHEP.Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Direito e atuação nos seguintes temas: Organizações Internacionais (ONU, organizações regionais) Direito Internacional dos Direitos Humanos, Sociedade Civil, Direito Internacional dos Refugiados, Responsabilidade de Proteger, Politica Externa Brasileira, Federalismo e Paradiplomacia.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/5230744186788331

 

Ivan Fortunato

ivanfrt@yahoo.com.br

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) e do Grupo de Ensino de Ciências e Biologia (IFSP/SRQ). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira 27, e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), cadeira 37. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais – UFABC. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga.

Lattes – http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256699J4

 

José Paulo Guedes Pinto

jose.guedes@ufabc.edu.br

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Adjunto II do Bacharelado de Relações Internacionais, do Bacharelado de Ciências Econômicas e do Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Economia Política, Economia Política Internacional, Tecnologias Sociais e Economia Solidária, com ênfase nas disputas internas e internacionais em torno da propriedade intelectual, em estudos sobre o acesso à informação, nas formas de subordinação do trabalho ao capital, ecologia urbana e economia da colaboração em massa. É membro do Grupo de Pesquisa Marxista Aplicada (GAMA)

Lattes – http://lattes.cnpq.br/5483672222004056

 

José Blanes Sala

blanes@ufabc.edu.br

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), cursou dois anos na Facultat de Geografia e História da Universitat de Barcelona (1977), mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2002). Foi pesquisador vinculado a projeto temático do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea – CEDEC e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC – UFABC e participa como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da referida universidade. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Políticas Públicas, com ênfase em Direito Internacional, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, Mercosul, União Européia, Paradiplomacia, Licitações, Contratos Internacionais, Direitos Humanos, Migrações Internacionais. Trabalhou nas prefeituras de Santo André e de Diadema, bem como na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/3372457229806831

 

Júlia Bertino Moreira

julia.bertino@ufabc.edu.br

Professora Adjunta III da UFABC vinculada ao Bacharelado de Relações Internacionais, Bacharelado em Ciências & Humanidades (desde 2013) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (desde 2016) e atualmente coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (2017-2018). Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela UNICAMP (2012), Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas da UNESP, UNICAMP, PUC-SP (2006), Graduada em Direito pela PUC-SP (2003) e em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela UNICAMP (2006). Visiting Fellow durante o doutorado no Refugee Studies Centre, University of Oxford (Reino Unido, 2010) e Visiting Scholar no Centre for Refugee Studies, York University (Canadá, 2016). Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas – em especial refugiados – , direitos humanos e debates teóricos, metodológicos nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/8264008156732778

 

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho

gabriela.marinho@ufabc.edu.br

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com graduação Comunicação Social (UFMG/IMSP). Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC). Desenvolve pesquisas na área da História da Ciência, Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia com destaque para a História do Ensino Superior. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP). Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação e Museus. Publicou livros e artigos em temas como História das Elites Científicas, História dos Intelectuais, Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas, Autoritarismo e Anticomunismo, Direita Acadêmica. Pesquisa também as interfaces entre o Regime Civil-Militar de 1964 e a Produção Cultural e Científica do pais. No caso da produção cultural, as abordagens recortam a produção audiovisual, especialmente e cinema e dramaturgia televisiva. Coordenou o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC) no período de 2011 a 2014, quando desenvolveu e implantou o projeto da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC), órgão que que dirigiu até Julho de 2015.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/8368768304963502

Maria Lívia De Tommasi 

livia.tommasi@ufabc.edu.br

Professora adjunta IV do curso de graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC, e do Programa de Pós graduação em Ciencias Humanas e Sociais da mesma Universidade. Possui graduação em Pedagogia – Universitá di Roma (1987), mestrado em “Etude des Sociétés Latinoamericaines” – Université de Paris III (1988) e doutorado em Sociologia – Université de Paris I (1997). Atua na área de sociologia, com ênfase em sociologia urbana e sociologia da juventude. Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: periferias, juventudes, culturas urbanas, ação coletiva, práticas políticas e de governo, empreendedorismo. 

Lattes – http://lattes.cnpq.br/1835437961258495

 

Marilda Aparecida de Menezes

menezesmarilda@gmail.com

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Fundação Santo André (1979), Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1985), PhD pela University of Manchester (1997), Pós-Doutorado na Yale University (2004-5) no Agrarian Studies Programme, coordenado por James C. Scott e Pós-Doc no Depto. de Antropologia da UNICAMP (2011). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande, Professora Visitante Nacional Senior (CAPES/PVNS) da Universidade Federal do ABC e Pesquisadora do CNPq, nivel 1D. Foi pesquisadora do Centro de Estudos Migratórios, professora da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB/UFCG, membro da Diretoria da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da diretoria da Associação Internacional de História Oral (IOHA), é membro e fundadora da Rede Nacional de Estudos Rurais Foi membro do convênio CAPES/Procad/UNICAMP, UFPE,UFCG.UFRN(2001-5); do Convênio CAPES/PROCAD ?IFCS/UFRJ e PPGCS/UFCG (2009-2013) e Coordenadora do Projeto:políticas públicas, reconversões produtivas e recomposições identitárias no nordeste brasileiro, CNPq/UNICAMP/ FCG (2008-2011). Tem participado de vários convênios e projetos de pesquisa com instituições da América Latina, Europa e África. Foi coordenadora brasileira do Projeto ALFA ?Migrações Forçadas na América Latina?, com instituições da América Latina e Europa; participou dos Projetos de Cooperação : Managing the process of structural adjustment in liberazation, British Council/ University of Manchester/ UFPB e Governance: state, reform, economic, social and cultural rights: British council, University of Northumbria/ UFPB. Foi fundadora e primeira editora da Travessia ? Revista do Migrante (CEM), e Editora-assistente da Raízes (PPGCS/UFCG). Atualmente, é membro dos conselhos editoriais das Revistas – Travessia, RURIS (UNICAMP), RAIZES (UFCG) e IDEAS (CPDA/UFRRJ) e da Editora da UFRGS- Série Estudos Rurais. Participou do Conselho Editorial da Coleção História Social do Campesinato, Ed. UNESP/ MDA/NEAD e Via Campesina. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Rural e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações internas; migrações e redes sociais; trabalhadores migrantes; família, gênero e gerações; relações de trabalho e sociabilidades; relações de trabalho em usinas no agronegócio canavieiro; infância e juventude rural; memória e identidades; metodologia da história oral, história social de trabalhadores; movimentos sociais agrários e desenvolvimento rural e territorial.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/9822634790399791

 

Ramon Garcia Fernandez

ramon.fernandez@ufabc.edu.br

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1992), com Pós Doutorado na University of Massachusetts – Amherst (1998-9). Foi professor substituto do Departamento de Economia da FEA/USP (1986-7), professor da PUC-SP (1989-92), professor adjunto do Departamento de Economia da UFPR (1993-2004) e da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP, 2004-11). A partir de março de 2011 é professor titular no Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais desta instituição. Pesquisa e leciona cursos principalmente nos seguintes temas: metodologia da economia (especialmente na abordagem da retorica da economia); microeconomia heterodoxa ou alternativa (da perspectiva do institucionalismo original, e com influência da economia comportamental) e história econômica.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/2171320637797618

 

Roberto Grün

rgrun@uol.com.br

Atualmente é professor visitante sênior na Universidade Federal do ABC. Professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do NESEFI – Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças da UFSCar. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1976), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e estágio de complementação de doutoramento – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1989). Tem experiência na área de Sociologia, Engenharia de Produção e Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, sociologia econômica, sociologia das finanças, conflitos culturais, escândalos, inovações organizacionais e sociologia do trabalho. Foi “Directeur de Recherches” na Maison des Scioences de l’Homme de Partis, “Directeur d’Etudes” na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris e “Joaquim Nabuco Chairman in Brazilian Studies” na Universidade de Stanford.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6028266827740491

Sergio Amadeu da Silveira

samadeu@gmail.com

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Integra o Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2011-2013). Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, sociedades de controle e privacidade, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet. É parecerista AD-HOC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/6800442072685268

Sidney Jard da Silva

sidney.jard@ufabc.edu.br

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e licenciado pela Faculdade de Educação (FE/USP). Foi coordenador da área temática Estado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC. Áreas de atuação: Sindicalismo, políticas públicas, processo decisório, política previdenciária, política de ensino superior.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/4946313851783901

Vitor Eduardo Schincariol

vitor.schincariol@ufabc.edu.br

Doutor pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto Nível 4 do Bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde 2012. Membro do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Pesquisador na área de economia brasileira, história econômica, história geral, teoria econômica, economia ecológica, e desenvolvimento econômico.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/4713111775461714