Docentes – Permanentes e Colaboradores

Obs.: No momento, os docentes colaboradores não estão abrindo vagas nos processos seletivos.

Docentes Permanentes

Adriana Capuano de Oliveira

adriana.oliveira@ufabc.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade de São Paulo, USP (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2004). Foi Visiting Scholar na UCSD (University of California at San Diego) no ano de 1998, participando de pesquisas no Center for Iberian and Latin American Studies (CILAS). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal do ABC, UFABC, tendo já lecionado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de Franca), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fundação Santo André (FSA). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PCHS) e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais: MIGREPI, e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais, GEDI, ligado ao IEA/USP (Instituto de Estudos Avançados da USP) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra, Ligado ao CIES/IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa). Foi coordenadora da Editora UFABC (EdUFABC) de julho de 2015 a fevereiro de 2018. Atua principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais, brasileiros residentes no exterior, Brasil-Japão, Brasil-EUA, identidades nacionais, nacionalismos, questões étnicas, relações internacionais.

Lattes

Alessandra Teixeira

alessandra.teixeira@ufabc.edu.br

Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2012) e Mestre (2007) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Advogada (1997). Pós-doutorado em Ciências sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília (2015). Como pesquisadora, atuou em diferentes projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa, sobre sistema de justiça criminal, segurança pública, violência de gênero e sistema prisional, na Fundação Seade, IDDD, Instituto Sou da Paz e IBCCRIM. Foi membro do Conselho Estadual da Condição Feminina (2003 e 2004); do Conselho de Políticas Públicas de Drogas e Álcool do município de São Paulo (2002-2004). Coordenou o núcleo de pesquisas (2003-2004) a comissão do sistema prisional do IBCCRIM (2007-2012) e Comissão de Segurança Pública deste Instituto (2012-2014). Áreas de atuação: política criminal e prisional, práticas de controle e punição voltadas às mulheres, violência de gênero, direitos humanos, violência institucional, memória e genealogia, jovens e sistema socioeducativo 

Lattes

Arlene Martinez Ricoldi

arlene.ricoldi@ufabc.edu.br

Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo e professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Está credenciada nos Bacharelados em Ciências e Humanidades e Políticas Públicas. Integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, no qual atualmente exerce a função de coordenadora. É integrante do Comitê de Ética em Pesquisa. Temáticas de interesse: gênero, direitos humanos, feminismos e movimentos de mulheres, políticas públicas para mulheres, trabalho das mulheres, articulação trabalho e família, acesso ao ensino superior e interseccionalidades.

Lattes

Camila Nunes Dias

camila.dias@ufabc.edu.br

Tem graduação em Ciências Sociais, com licenciatura plena (2002), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da UFABC. Também atua como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo. É associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desenvolve pesquisas relacionadas ao campo da segurança pública, criminalidade organizada e violência, a partir de dois eixos de análise: de um lado, o foco sobre o sistema prisional, sobretudo as relações sociais entre os presos e entre presos e administração, nas formas de gestão da ordem nas prisões, das redes de poder estabelecidas dentro deste espaço institucional e das diferentes redes de articulação existentes que envolvem presos, funcionários, familiares de presos, governo etc. Ainda no que se refere ao sistema prisional, está em curso atualmente um projeto com um forte viés histórico que busca resgatar curtas experiências de representação de presos legitimadas pelo governo paulista na década de 80, bem como os conflitos envolvendo essa ação política e as eventuais continuidades entre o fracasso (devido a um boicote) desta experiência e o surgimento do Primeiro Comando da Capital (PCC).Neste sentido, a participação política, diferentes formas de representatividade, a construção ou obstrução de canais de expressão de demandas da população carcerária – e os seus efeitos – são elementos centrais da discussão. O segundo eixo através do qual as pesquisas são realizadas, está centrado na área de fronteira como lócus da análise de redes criminais, sobretudo daqueles ligadas ao narcotráfico e ao tráfico de armas. Neste sentido, procuramos compreender as formas de atuação de diferentes redes relacionadas à economia ilícita, em algumas regiões da fronteira brasileira, e as dinâmicas sociais, políticas e econômicas resultantes desta atuação. A compreensão da forma de atuação destas redes envolve eventual articulação dessas redes com outras redes, a articulação das redes ligadas à diferentes etapas que compõem o comércio de drogas ilícitas (produção, distribuição e varejo), as formas pelas quais se vinculam com a economia formal e com os agentes públicos encarregados da sua repressão (no Brasil e nos países vizinhos) e com a comunidade local. Por fim, uma questão central nesta análise é a compreensão do papel da violência física nestas dinâmicas como um efeito possível – em alguns casos até frequente -, porém, não necessário ao funcionamento da economia ilegal em regiões de fronteira.

Lattes

Claudio Luís Camargo Penteado

claudio.penteado@ufabc.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do ABC, atuando no programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Internet e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, democracia, blogs, políticas públicas, marketing político, ciberativismo e cultura digital. É pesquisador do Núcleo de Estudos Pós graduados em Ciências Sociais da PUCSP (NEAMP) e do Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC (LabLivre).

Lattes

Elias David Morales Martinez

david.morales@ufabc.edu.br

Professor Adjunto do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC – BRI/UFABC. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC- PRI/UFABC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC – CHS/UFABC. Membro do Comitê Científico do Encontro Regional do Sudeste da ABED – ERABED. Doutor em Integração da América Latina (Práticas Políticas e Relações Internacionais) pela Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2008) Bolsista CAPES. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UnB (2005) Bolsista Programa Estudantes Convenio PEC-PG Brasil-Colômbia. Cientista Político pela Universidad Nacional de Colombia (2001). Possui graduação em Línguas Modernas: Espanhol-Inglês – Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas , Bogotá (1997). Tem experiência nas áreas de ensino de Segurança Internacional; Não Proliferação de Armas de Destruição em Massa; Meio Ambiente e Relações Internacionais; Teoria das Relações Internacionais; Relações internacionais da América Latina. Tem desenvolvido projetos de pesquisa Edital Ciências Humanas e Sociais e Edital Universal junto à CAPES/CNPq/MCTI. É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – ABED.

Lattes

José Paulo Guedes Pinto

jose.guedes@ufabc.edu.br

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Adjunto II do Bacharelado de Relações Internacionais, do Bacharelado de Ciências Econômicas e do Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Economia Política, Economia Política Internacional, Tecnologias Sociais e Economia Solidária, com ênfase nas disputas internas e internacionais em torno da propriedade intelectual, em estudos sobre o acesso à informação, nas formas de subordinação do trabalho ao capital, ecologia urbana e economia da colaboração em massa. É membro do Grupo de Pesquisa Marxista Aplicada (GAMA)

Lattes

José Blanes Sala

blanes@ufabc.edu.br

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), cursou dois anos na Facultat de Geografia e História da Universitat de Barcelona (1977), mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2002). Foi pesquisador vinculado a projeto temático do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea – CEDEC e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC – UFABC, participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais e é membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da referida universidade. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Políticas Públicas, com ênfase em Direito Internacional, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, Mercosul, União Européia, Paradiplomacia, Licitações, Contratos Internacionais, Direitos Humanos, Minorias, Migrações Internacionais e Refúgio. Trabalhou nas prefeituras de Santo André e de Diadema, bem como na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. 

Lattes

Júlia Bertino Moreira

julia.bertino@ufabc.edu.br

Professora Adjunta da UFABC vinculada ao Bacharelado em Ciências & Humanidades, ao Bacharelado de Relações Internacionais (ambos desde 2013), ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (desde 2016, tendo exercido a vice-coordenação de 2017-2018), ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (desde 2018) e à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (desde 2014, tendo exercido a coordenação de 2017-2018). Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela UNICAMP (2012), Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas da UNESP, UNICAMP, PUC-SP (2006), Graduada em Direito pela PUC-SP (2003) e em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela UNICAMP (2006). Visiting Fellow durante o doutorado no Refugee Studies Centre, University of Oxford (Reino Unido, 2010), Visiting Scholar no Centre for Refugee Studies, York University (Canadá, 2016), Visiting Professor no Institute for Globalization and the Human Condition, McMaster University (Canadá, 2018). Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas – em especial refugiados ; direitos humanos (regimes global e regionais, política doméstica e política externa brasileira) ; e debates teóricos, metodológicos e epistemológicos a partir de perspectivas críticas (construtivismo, pós-positivismo, feminismo e visões do Sul Global) nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.

Lattes

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho

gabriela.marinho@ufabc.edu.br

gabiolmg@gmail.com

Professora Associada e Vice Diretora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC) foi eleita pelos pares para o quadriênio 2017-2021. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduação em Comunicação Social (UFMG/IMSP). Coordenou o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais (PCHS-UFABC) entre 2016 e 2017. Desenvolve pesquisas na área da História da Ciência, Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, com destaque para a História da Fundação Rockefeller em São Paulo e suas interfaces com o Ensino Superior. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP) onde lidera a Rede de Pesquisa em Agencias Internacionais de Filantropia e Cooperação Institucional. Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação e Museus. Publicou livros e artigos em temas como História das Elites Científicas, História dos Intelectuais, Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas, Direita Acadêmica, Autoritarismo e Anticomunismo. Pesquisa as interfaces entre o Regime Civil-Militar de 1964 e a Produção Cultural e Científica do pais. No caso da produção cultural, as abordagens recortam a produção audiovisual, especialmente e cinema e dramaturgia televisiva. Coordenou o Curso de Especialização para Formação de Conselheiros e Gestores Municipais de Cultura, realizado em parceira entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordenou o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal do ABC (NCTS-UFABC) no período de 2011 a 2014, quando desenvolveu e implantou o projeto da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC), órgão que que dirigiu até Julho de 2015. Foi membro titular, eleita pelos pares, nos conselhos superiores da Universidade Federal do ABC (ConsUni e ConsEPE). 

Lattes


Maria Lívia De Tommasi 

livia.tommasi@ufabc.edu.br

Professora associada do curso de graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC, e do Programa de Pós graduação em Ciencias Humanas e Sociais da mesma Universidade. Possui graduação em Pedagogia – Universitá di Roma (1987), mestrado em “Etude des Sociétés Latinoamericaines” – Université de Paris III (1988) e doutorado em Sociologia – Université de Paris I (1997). Atua na área de sociologia, com ênfase em sociologia urbana e sociologia da juventude. Realiza pesquisas sobre os seguintes temas: periferias, juventudes, culturas urbanas, ação coletiva, práticas políticas e de governo, empreendedorismo e trabalho precário.

Lattes

Marilda Aparecida de Menezes

menezesmarilda@gmail.com

Professora Visitante Senior, UFABC,a partir de janeiro de 2017. Professora Visitante Nacional Senior (CAPES/PVNS) da Universidade Federal do ABC, 2012-2016. Pesquisadora do CNPq, nivel 1C. Professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande. Fui Pesquisadora do Centro de Estudos Migratórios, professora da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1985), PhD pela University of Manchester (1997), Pós-Doutorado na Yale University (2004-5) no Agrarian Studies Programme e no Depto. de Antropologia da UNICAMP (2011). Coordenadora da Proposta de Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, aprovado pela CAPES em 2013. Fui coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB/UFCG, membro da Diretoria da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da Diretoria da Associação Internacional de História Oral (IOHA). Coordenação e participação em vários convênios e projetos de pesquisa com instituições da América Latina, Europa e África. Sou membro e fundadora da Rede Nacional de Estudos Rurais. Fui fundadora e primeira editora da Travessia ? Revista do Migrante (CEM), e Editora-assistente da Raízes (PPGCS/UFCG). Atualmente, sou membro dos conselhos editoriais das Revistas – Travessia, RURIS (UNICAMP), RAIZES (UFCG) e IDEAS (CPDA/UFRRJ) e da Editora da UFRGS- Série Estudos Rurais. Experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Rural e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações internas e internacionais; migrações e redes sociais; trabalhadores migrantes; relações de trabalho; trabalhadores em usinas de cana de açúcar; dominação e resistência; família, gênero e gerações; memória e identidades; metodologia da história oral, movimentos sociais agrários.

Lattes

Paulo Sergio da Costa Neves

paulo.neves@ufabc.edu.br

Professor Titular na Universidade Federal do ABC, onde atua no âmbito do curso de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Sociologia e Ciências Humanas – Université Lumière Lyon 2 (1992) e doutorado em Sociologia e Ciências Sociais – Université Lumière Lyon Lyon 2 (1999). Realizou também estágio de pós-doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris em 2003-2004, para onde retornou como pesquisador visitante em 2006. De igual modo, foi Visiting Researcher na University of Ottawa (2013), na City University of New York – CUNY (2013-2014), na Princeton University (2014) e na University of Cape Town (2017). Atuou entre 2006 e 2015 como professor visitante no IEP -Lyon (Sciences-Po Lyon), onde um mês por ano ofertou disciplinas sobre interculturalidade e a atualidade política latino-americana em cursos de mestrado e graduação. Foi, ainda, professor visitante nas Universidades de Lyon 2 e Rennes 2 (onde ocupou a cátedra das Américas), assim como no IEP (Sciences-Po) de Grénoble. Atuou entre 1997 e 2018 na Universidade Federal de Sergipe, ocupando os cargos de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (mestrado e doutorado), membro da Coordenação colegiada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas , Coordenador do Programa de Ações Afirmativas, e onde continua atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia-UFS. É também Pesquisador Associado do Centre Max Weber, França. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia e Ciência Politica, com ênfase em Sociologia Política, Sociologia da Educação e Políticas Públicas, atuando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: direitos humanos, relações raciais, cidadania, segurança pública, minorias e movimentos sociais. É membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), gestão 2019-2020. Foi coordenador do ST e do GT sobre Relações Raciais e Desigualdades na ANPOCS entre 2016 e 2018.

Lattes

Ramon Garcia Fernandez

ramon.fernandez@ufabc.edu.br

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1992), com Pós Doutorado na University of Massachusetts – Amherst (1998-9). Foi professor substituto do Departamento de Economia da FEA/USP (1986-7), professor da PUC-SP (1989-92), professor adjunto do Departamento de Economia da UFPR (1993-2004) e da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP, 2004-11). A partir de março de 2011 é professor titular no Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais desta instituição. Pesquisa e leciona cursos principalmente nos seguintes temas: metodologia da economia (especialmente na abordagem da retorica da economia); microeconomia heterodoxa ou alternativa (da perspectiva do institucionalismo original, e com influência da economia comportamental) e história econômica.

Lattes

Roberta Guimarães Peres

roberta.peres@ufabc.edu.br

Socióloga (1999-2004), Mestre (2004-2006) e Doutora (2006-2009) em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa do Institute de Recherche pour le Développement (IRD – França) e CNPq. Pós-Doutorado em Demografia (FAPESP). Docente da Universidade Federal do ABC, na área de Políticas Públicas, sub-área Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Coordenadora Associada do projeto temático “Observatório das Migrações em São Paulo: Migrações Internas e Internacionais Contemporâneas no Estado de São Paulo”; (FAPESP/CNPq/NEPO/Unicamp). Coordenadora do Projeto “Migração Feminina: um debate teórico e metodológico acerca dos estudos de gênero” (CNPq).

Lattes


Roberto Grün

rgrun@uol.com.br

Atualmente é professor visitante sênior na Universidade Federal do ABC. Professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do NESEFI – Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças da UFSCar. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1976), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e estágio de complementação de doutoramento – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1989). Tem experiência na área de Sociologia, Engenharia de Produção e Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, sociologia econômica, sociologia das finanças, conflitos culturais, escândalos, inovações organizacionais e sociologia do trabalho. Foi “Directeur de Recherches” na Maison des Scioences de l’Homme de Partis, “Directeur d’Etudes” na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris e “Joaquim Nabuco Chairman in Brazilian Studies” na Universidade de Stanford.

Lattes

Sergio Amadeu da Silveira

samadeu@gmail.com

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Integra o Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Consultor de Comunicação e Tecnologia. Foi professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2006-2009). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2011-2013). Pesquisa as relações entre comunicação e tecnologia, sociedades de controle e privacidade, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais. Autor dos livros: Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento. Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: exclusão digital, tecnologia da informação e comunicação, sociedade da informação, economia informacional, cidadania digital e Internet. É parecerista AD-HOC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Lattes


Sidney Jard da Silva

sidney.jard@ufabc.edu.br

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e licenciado pela Faculdade de Educação (FE/USP). Foi coordenador da área temática Estado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC. Áreas de atuação: Sindicalismo, políticas públicas, processo decisório, política previdenciária, política de ensino superior.

Lattes

 
Docentes colaboradores

Ana Keila Mosca Pinezi

keipinezi@gmail.com

Possui graduação em História – licenciatura plena (1991), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é docente (profa associada II) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Suas áreas de pessquisa são Antropologia e Sociologia da Religião e Urbana; Políticas Públicas em Educação; Antropologia e Sociologia do corpo e do gênero; Saúde e itinerários de cura religiosa; processos identitários, memória e simbolismos. Coordenou o programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, da UFABC, de 2010 a 2014. É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). É membro da diretoria da ANINTER-SH (Associação Interdisciplinar em Sociais e Humanas). Coordena o Grupo de Pesquisa “Identidades Plurais e Representações Simbólicas” (IPLURES). Entre seus livros e artigos, destaca-se o livro “A vida pela ótica da esperança: um estudo comparativo entre a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Internacional da Graça de Deus”, EdUFABC, 2015.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/4234482551885719

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

gilberto.rodrigues@ufabc.edu.br

É Pós-doutor (Fulbright Visiting Scholar) pelo Center for Civil and Human Rights, University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais – Universidad para la Paz, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos pela Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito pela PUC-SP (1989). Professor-adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Relações Internacionais e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanos e Sociais. Ex-professor do Programa de Doutorado/ Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello, em parceria com o ACNUR, e editou a Revista Leopoldianum (1998-2013). Professor convidado do PEPGCS/PUC-SP (2010). É membro do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon/UCAM) e da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES), em Buenos Aires. Membro do Grupo Consultivo da Sociedade Civil (ConSOC) do BID-Brasil e associado à ANDHEP.Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Direito e atuação nos seguintes temas: Organizações Internacionais (ONU, organizações regionais) Direito Internacional dos Direitos Humanos, Sociedade Civil, Direito Internacional dos Refugiados, Responsabilidade de Proteger, Politica Externa Brasileira, Federalismo e Paradiplomacia.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/5230744186788331

Gilberto Maringoni

gilbertomaringoni@gmail.com

GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA é professor adjunto de Relações Internacionais e membro do corpo docente do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC (UFABC). É também doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006), graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1986) e jornalista. Tem experiência na área de História, com ênfase em América Latina contemporânea, História da imprensa e História do Brasil Império. Tem estudos focados nos temas: relações internacionais, modelos de desenvolvimento e comunicações. É autor de doze livros, entre eles A Venezuela que se inventa – poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004), A revolução venezuelana (Editora Unesp, 2009), Angelo Agostini, A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910 (Devir, 2011) – finalista do Prêmio Jabuti 2012, da Câmara Brasileira do Livro, categoria biografia – e Direitos humanos, imagens do Brasil (Aori, 2010). Foi bolsista do Programa Nacional de Pesquisas Econômicas (PNPE) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre 2008 e 2011, e editor da revista Desafios do Desenvolvimento, da mesma instituição, entre 2011 e 2012. É membro do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI).

Lattes – http://lattes.cnpq.br/8714683162227700

Lucas de Almeida Pereira

lucasp87@hotmail.com.br

Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutor em história social pelo Programa de Pós-graduação em história da UNESP Assis (2013) com a pesquisa intitulada “Entre Clio e Sophia: um mapeamento das relações entre história e filosofia através dos diálogos entre Michel Foucault e os historiadores dos Annales”. É Professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Educação São Paulo (IFSP) Campus Suzano. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na UFABC sob supervisão da professora Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha Marinho com a pesquisa intitulada “CYBER BRASILIS: uma história da informatização brasileira entre 1958 e 1974”. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da história e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da história, Historiografia, História digital, História da informática, Políticas Públicas para ciências.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6033560030847148

Paris Yeros

parisyeros@gmail.com

Possui Doutorado em Relações Internacionais (London School of Economics and Political Science, 2002), Mestrado em História Econômica (London School of Economics and Political Science, 1994), Mestrado em Relações Internacionais (University of Denver, 1993) e Graduação em Relações Internacionais (University of Denver, 1990). Desde 2012, é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC e membro do corpo docente dos Bacharelados em Ciências Econômicas, Ciências e Humanidades e Relações Internacionais e da Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais. Também é Pesquisador Associado do African Institute for Agrarian Studies (Zimbábue) e editor da revista Agrarian South: Journal of Political Economy (Sage-Índia). Tem experiência na área de Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Mundial, África, Questão Racial e Nacionalismo, Questão Agrária e Sistema Agro-alimentar, Relações Sul-Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1797605257358483

Vitor Eduardo Schincariol

vitor.schincariol@ufabc.edu.br

Doutor pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto Nível 4 do Bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde 2012. Membro do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais da UFABC. Pesquisador na área de economia brasileira, história econômica, história geral, teoria econômica, economia ecológica, e desenvolvimento econômico.

Lattes – http://lattes.cnpq.br/4713111775461714