Informes

Nota de Falecimento

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso ex-discente de doutorado, prof. Valdemar Gomes de Sousa Junior, vítima de COVID-19. Mestre e graduado em História pela PUC-SP, seu doutoramento no PCHS, orientado pela profa. Maria Gabriela S.M.C. Marinho e defendido em 28/11/2019, intitulava-se “DISTENSÃO POLÍTICA NO BRASIL (1974-1981): convergências entre os editoriais da Folha e os escritos de Golbery do Couto e Silva”. Professor com experiência em todos os níveis educacionais, passou pela Educação Básica em instituições públicas e privadas, cursinho pré-vestibular comunitário e lecionou no ensino superior. Preparava-se para prestar concurso público para professor de magistério superior na UFABC, para uma das vagas das Licenciaturas Interdisciplinares. Ingressou no doutorado em 2015 no PCHS. Valdemar, que tinha completado 47 anos no último dia 11 de março, deixa a esposa Lídia Fabiana e dois filhos. Nossos mais sinceros sentimentos aos colegas e familiares. A comunidade PCHS/UFABC lamenta mais esta morte em razão da pandemia de coronavírus.

12-6-18

Agendamento da prova de proficiência (para alunos que ainda não realizaram ou para os reprovados na primeira avaliação):

Data: sexta-feira, 15 de Junho de 2018

Idiomas: Espanhol e Inglês

Níveis: Mestrado e Doutorado

Metodologia: a mesma da anterior

Local: Câmpus UFABC – São Bernardo do Campo; sala: Bloco Alfa 2-S102.

12-6-18

Oferta de Disciplina para alunos do PCHS
Transparência Digital, Governo Aberto e Dados Abertos (será ofertada com Tópicos Especiais) – Disciplina em EaD
A disciplina consta de 17 aulas, preparada por 10 professores de 9 instituições (em rede como o INCT-DD)
A disciplina terá início em 6 de agosto.
O(a)s interessado(a)s devem informar o professor Claudio Penteado (claudio.penteado@ufabc.edu.bv) até o dia 15/06/2018, às 17 hs.
EMENTA
A transparência vem se consolidando como um pilar importante para as democracias contemporâneas em um cenário de intensa produção de informação digital pelo Estado e usos de tecnologias avançadas para tratamento e publicação de informação. O objetivo desta disciplina é abordar as diversas faces desse fenômeno em sua dimensão política e tecnológica, analisando questões conceituais, normativas técnicas e de ferramentas, além dos desafios, problemas e limitações que a transparência digital enfrenta.
METODOLOGIA
A disciplina terá as seguintes características:
– Oferecida na modalidade EaD
– Preparada e oferecida em rede, envolvendo os 18 PPGs abrangidos pelo INCT.DD
– Com matrícula e avaliação final no PPG local
Avaliação:
– Uma avaliação por unidade do curso, na plataforma empregada, com 20 questões. Peso: 60%
– Trabalho final, na forma de artigo. Peso: 40%. O professor responsável pela disciplina apresentará diretrizes e avaliará o trabalho final.

04-06-2018

VII Coninter

A pedido dos organizadores

Gostaríamos de informá-los que o prazo para submissão de Grupos de Trabalhos (GTs) para o VII CONINTER foi prorrogado até o dia 11.06.2018. As propostas de GTs (Ementas) devem conter de 150 até 200 palavras, sendo a coordenação composta por dois professores de programas de pós-graduação e instituições de ensino distintas e, preferencialmente, de diferentes estados, garantindo um caráter interdisciplinar e interinstitucional.
O VII CONINTER comportará o número máximo de 20 GTs, com no mínimo 10 e no máximo 30 trabalhos aprovados para cada GT. Envie sua proposta para o e-mail coninter2018@gmail.com, em arquivo DOC, contendo: Título, Ementa, Nome dos coordenadores, Nomes dos Programas de Pós-Graduação aos quais estão vinculados e suas instituições de ensino superior. A relação dos GTs aprovados será publicada na página do evento no dia 18.06.2018. Maiores informações sobre o VII CONINTER no site: https://coninter2018.com/
03-05-2018

A Coordenação informa aos eventuais candidatos(as) que, devido ao adiantamento dos  prazos pela Propg em 2018, a publicação do edital para o Processo Seletivo 2019 dar-se-á ainda em Maio de 2018.

16-03-2018

Pede-se a todas e todos discentes, e egressos (últimos quatro anos), que atualizem seus currículos Lattes, para efeitos de preenchimento da plataforma Sucupira.

A Coordenação

27-02-2018

Solicitamos que seja anexado ao requerimento de atividades complementares da ProPG (http://propg.ufabc.edu.br/formulario/), além dos documentos comprobatórios,  a planilha com os créditos pretendidos disponível na aba “Normas e Regulamentos” desta página (PPG-CHS – Planilha para Requerimento de Crédito em Atividades Complementares).

23-02-2018

A coordenação informa, com respeito a bolsas liberadas em 2018:

Dada a liberação de oito bolsas nos próximos meses ao PPGCHS, o Colegiado do curso decidiu nesta semana, por votação unânime, atribuir:

2 bolsas de doutorado aos ingressantes em 2017,
2 bolsas de doutorado aos ingressantes de 2018,
4 bolsas de mestrado aos mestrandos que ingressaram em 2018.

Destas bolsas, decidiu-se alocar uma bolsa de doutorado e uma bolsa de mestrado para cotistas ingressantes em 2018.

Houve a aplicação dos critérios de classificação no processo seletivo 2018, no caso dos ingressantes, ou dos critérios da portaria de bolsas do PPGCHS (créditos e conceitos), no caso dos veteranos.

A Coordenação

25-01-2018

Solicitamos que os documentos de aceite de orientação (http://propg.ufabc.edu.br/formulario/) dos discentes abaixo relacionados sejam entregues (pelo discente ou pelo orientador) na Secretaria de
Atendimento da ProPG, devidamente preenchido e assinado, o quanto antes, para que não tenhamos problemas com
qualificação/defesa/titulação e na emissão de atestado docente.
Beatriz Gomes Cornachin
Bergman de Paula Pereira
Carla Oliveira Santos
Débora Franco Machado
Jonatas de Oliveira Serra
Laís Boás Figueiredo Küller
Odair José Pereira
Olivia de Oliveira Gomes Machado
Rodrigo Tarchiani Savazoni
Marcela Zia
Jorge Luiz Toledo Américo
Tâmara Galdino Bringel
Volney Aparecido de Gouveia

24-01-2018

Aos alunos e alunas que concorrerão à bolsa CAPES-sanduíche, pede-se que deixem a documentação impressa e uma cópia em CD na secretaria do CECS em São Bernardo do Campo, aos cuidados dos professores Vitor e Julia.

16-01-2018

Aos ingressantes do curso de doutorado, informa-se que em breve a Acadêmica estará enviando mais detalhes por email quanto à matrícula, que deverá ser realizada pessoalmente no próximo dia 06 de fevereiro, no câmpus Santo André.

16-01-2018

A Coordenação informa que, para agendamento de bancas, estas deverão conter na indicação dos membros suplentes um docente também atuante no PPGCHS.

20-12-2017

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais divulga o edital de seleção para doutorado sanduíche.

O PPG-CHS solicita aos alunos interessados que apresentem até dia 25 de janeiro de 2018 a seguinte documentação, para seleção interna no PCHS, e posterior envio à seleção geral no âmbito da UFABC:

1) Currículo Lattes atualizado;
2) histórico escolar na UFABC;
3) plano de estudos (seguindo o item 5.3.3.9 do edital em http://capes.gov.br/…/11-12-2017-Edital-n-47-2017-Doutorado…);
4) Comprovante do Toefl ou similar, indicando que atinge a pontuação pedida no edital (item 4.1.10);
5) Carta de anuência do orientador’.

As informações estão em:
http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/11-12-2017-Edital-n-47-2017-Doutorado-Sanduiche-2017-2018.pdf
http://propg.ufabc.edu.br/programa-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse-2108/

29-11-2017

A Coordenação atenderá ao pedido de recurso dos alunos reprovados nas provas de proficiência. Caso o recurso seja negado,

será realizada em fevereiro de 2018 uma nova prova. Os alunos reprovados uma vez mais terão que apresentar certificado de aprovação

de curso a ser oferecido pela ARI, ou similar de instituição externa. Em todo o caso, orienta-se aos reprovados que realizem o teste de nivelamento da

ARI já agendado.

29-11-2017

A Coordenação informa que os relatórios de atividades anuais deverão ser entregues por TODOS(AS) os(as) alunos(as), bolsistas e não bolsistas, mestrando(a)s e doutorando(a)s, até 15-01-2018.

O documento deverá ser enviado para <ppg.chs@ufabc.edu.br> e deve utilizar o modelo aqui disponibilizado: Relatório-de-Atividades-2017 . Pede-se para anexarem-se junto ao mesmo documento enviado, em formato PDF, os comprovantes.

27-11-2017

Sobre a matrícula dos ingressantes em 2018:

Haverá uma pré-matrícula mediante o Portal do Aluno, com uso de login e senha enviados ao email dos alunos, até dia 30-11-17. Os alunos deverão optar pelas disciplinas que cursarão no 1o quadrimestre. No caso dos alunos do PPGCHS, não se recomenda matrícula em ‘TEPA’ e ‘TAPA’.

A matrícula efetiva deverá ser feita em 06-02-18 (no endereço <http://propg.ufabc.edu.br/datas-de-matricula-de-alunos-ingressantes/>) com a entrega da relação de documentos exigidos, conforme consta no site da ProPG (http://propg.ufabc.edu.br/matriculas/). O PPGCHS não exige formalização do orientador no primeiro quadrimestre. A secretaria poderá receber os documentos e a coordenação será chamada posteriormente para deferi-los.

Se houver problema do ingressante com o procedimento de matrícula (portal do aluno, login, senha) eles devem encaminhar e-mail para matricula.propg@ufabc.edu.br.

24-11-2017

A Coordenação comunica que os resultados da prova de proficiência aplicada em Novembro de 2017 estão disponíveis.

Aos alunos reprovados, foi marcado um exame de nivelamento junto à ARI (Assessoria de Relações Internacionais),

na sala 303-2, bloco A, às 14h do dia 1º (primeiro) de Dezembro (sexta-feira) de 2017. Será feito pela ARI um esforço

para oferecimento em 2018 de um curso de inglês instrumental aos alunos reprovados.

Caso confirme-se o curso, o certificado de aprovação ao longo de 2018 deverá ser entregue posteriormente à Coordenação.

Os resultados podem ser acessados aqui: PCHS – Resultados da Prova de Proficiência – 2017

17-11-2117

A Coordenação aconselha aos alunos ingressantes que não se matriculem nas disciplinas de TEPA e TAPA no primeiro quadrimestre de 2018, optando pelas obrigatórias de Teoria Social Contemporânea e Métodos e Planejamento de Pesquisa, pois o requisito para aprovação de TEPA e TAPA envolve a redação de um artigo junto ao orientador, que expresse já o andamento e maturação da pesquisa de cada discente.

16-11-2017

A Coordenação informa quanto à entrega dos formulários com comprovação de atividades complementares junto à PROPG:  imprimir uma cópia do anexo da Portaria referente à pontuação de cada atividade complementar, e preenchê-lo atribuindo a cada atividade realizada o valor correspondente. Entregue-se uma cópia de tal anexo preenchido com cada atividade pontuada junto do formulário do pedido de deferimento pela Coordenação.

20-10-2017

A coordenação informa que o exame de proficiência para as turmas de 2016 e 2017 foi marcado para o dia 10 de novembro de 2017, no câmpus de São Bernardo, a ocorrer na sala A2-S106 (Bloco Alfa 2, 1o andar).

Edital de convocação, com lista de nomes:

boletim_servico_ufabc_695_edital 064.2017_chs

Resultado da Prova de Suficiência em Inglês e Espanhol_edital 064_17

20-10-2017

A coordenação informa que a partir de outubro de 2017 recomenda-se que as solicitações de banca de qualificação e defesa sejam protocoladas na ProPG do câmpus de São Bernardo do Campo.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PCHS – 2017

Mestrado e Doutorado

Inscrições:  de 04/08 a 02/09/2016, através do  link: http://propg.ufabc.edu.br/processos-seletivos

EDITAL DO DOUTORADO PARA 2017 

EDITAL DO MESTRADO PARA 2017