Aula Aberta
Can welfare replace wages? Value and the form of the future in a South African government settlement
(O bem-estar pode substituir os salários? Valor e a forma do futuro em um acordo do governo sul-africano)
Aula aberta com o prof. Bernard Dubbeld, da Stellenbosch University, na África do Sul, da disciplina de Metodologias Qualitativas (profs responsáveis Paulo Neves e Roberta Peres).
Sala 102, Edifício Alfa 1 – Alameda da Universidade, s/n – Anchieta –
UFABC – Campus de São Bernardo do Campo
2 de julho, 14h às 16h
17 e 18 de junho 2019
UFABC – Campus São Bernardo
Av. da Universidade, s/n – Anchieta – São Bernardo do Campo
ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO
SEMANA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR

(Palestra em Inglês)
Professor Praveen Jha, Centre for Economic Studies and Planning, Universidade Jawaharlal Nehru, Índia
6 de agosto de 2018 – 17h
Auditório 003, Bloco Beta,
Campus São Bernardo do Campo

Luiz Marques, professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp irá proferir palestra sobre o tema “Capitalismo e Colapso Ambiental”.
O seminário irá ocorrer no dia 25 de julho, quarta-feira, às 19 horas, no auditório 3 do bloco Beta, em São Bernardo do Campo.
Seu livro mais recente leva o título “Capitalismo e Colapso Ambiental”, e é ganhador do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.
A obra é considerada a mais abrangente na coleta de dados atualizados e no aprofundamento da análise crítica da contradição entre sustentabilidade ambiental e o modelo capitalista de desenvolvimento econômico.
A palestra faz parte dos seminários de pesquisa do Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDDS).
Seminário – Luiz Marques – Capitalismo e Colapso Ambiental


A(o)s pesquisadora(e)s dedicada(o)s aos estudos migratórios:
É com muita satisfação que gostaria de divulgar o evento: “20 anos depois: a contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad”, que ocorrerá na PUC – SP, entre os dias 2 e 4 de outubro de 2018.
O evento, organizado por pesquisadores da PUC-SP, Unimontes, CEM, UFABC e Unicamp, em conjunto com a Missão Paz, presta uma homenagem a esse importante sociólogo de origem argelina e reputação internacional, que nos deixou relevantes contribuições para os estudos migratórios. Através de três dias de debates – com Conferências, Mesas Redondas e Grupos de Trabalho – e intenso diálogo entre especialistas nacionais e internacionais em estudos migratórios e nos trabalhos de Sayad, o evento pretende refletir sobre as seguintes perguntas: Qual a contemporaneidade do pensamento de Sayad para os estudos migratórios em desenvolvimento? Como seus conceitos, categorias de análise e métodos de pesquisa têm contribuído para o avanço dos estudos migratórios?
Visitem nossa página para realizar inscrições enquanto ouvintes ou apresentadores de trabalhos em um de nossos cinco GTs:
https://abdelmaleksayad.wixsite.com/20anosdepois
Inscrições, para qualquer modalidade, gratuitas!
‘Neste primeiro quadrimestre de 2018 estaremos desenvolvendo a disciplina “Observatório de Políticas Públicas”, em nosso Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes a oportunidade de entender como ocorrem os processos de formulação e implementação de políticas públicas nas esferas subnacionais. Em maio próximo, será a quarta edição desta disciplina e a equipe de coordenação do curso escolheu a região do Grande ABC como tema, cujas políticas públicas em diferentes áreas gostaríamos que os estudantes conhecessem mais profundamente.
A ideia é que cada grupo de cerca de 10 alunos ficará responsável por entender o funcionamento de uma política setorial ou regional nas sete cidades, no período de 14 a 18 de maio. Para isso, eles devem entrevistar gestores públicos, especialistas das secretarias e outros atores relacionados com as políticas, nos dias 15 (período da tarde), 16 (o dia inteiro) e 17 (período da tarde). E no dia 18 à tarde, apresentarão o resultado da pesquisa para uma comissão avaliadora formada pelo professor responsável pela disciplina, pela coordenação do curso, um/a monitor/a que acompanhará o grupo, além de um/a convidado/a como representante do município. Trata-se de uma disciplina obrigatória e cuja aprovação é requisito para a conclusão do curso.
Para essas atividades, gostaríamos de contar com quatro estudantes de pós-graduação com disponibilidade e interesse em atuar como monitores dos grupos durante esse período de imersão, proporcionando a eles/as a experiência em orientação, a aproximação com estudantes da graduação e a oportunidade de visitar experiências e práticas de políticas públicas em nossa região.
As inscrições poderão ser feitas até 22/04, por email, para lucio.bittencourt@ufabc.edu.br

e Sustentabilidade, dará início na próxima semana a um novo modelo de
seminário. Chamado de Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação, ele trará para a mesa
de discussão teses de doutorado e dissertações de mestrado aprovadas
recentemente. A ideia é colocar em pauta bons trabalhos que tragam o calor de um
debate teórico atual. Espera-se que esses seminários possam ser de interesse de todos os
cursos vinculados ao NEEDDS, para a UFABC em geral, e, especificamente,
bastante úteis para nossos estudantes de pós-graduação.Temos a satisfação de receber para nosso primeiro evento a doutora
Mariana Neubern de Souza Almeida, que sob a orientação da profa. Leda
Paulani defendeu na FEA-USP a tese intitulada “Desenvolvimento e
dependência no capitalismo sob hegemonia norte-americana: reflexões
sobre o caso brasileiro.”Solicitamos uma atenção especial para esses seminários de pesquisa, e o
envolvimento de nossos estudantes de pós-graduação.
HORÁRIO: Das 17:00 horas às 19:00 horas
LOCAL: Sala A2-302
México 2018Estão abertas as inscrições para estudantes, pesquisadores e
professores da UFABC interessados em participar do Programa de
Pesquisa e Extensão “Realidade Latino-Americana”, que reúne alunos,
pesquisadores e professores de diferentes Universidades – como a
Unifesp, a UFABC, a USP e a UFRR, entre outras . Trata-se de uma
investigação coletiva sobre a conjuntura social, política e econômica
dos diferentes países da América Latina, envolvendo três etapas:
formação interdisciplinar por meio de atividades sobre os países;
viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; e divulgação dos
resultados por meio de publicações e eventos. Nos anos anteriores, o
grupo estudou e visitou países como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia
e Cuba. Esse ano, o foco é o México, país fascinante pela sua
diversidade étnico-cultural, pelos seus impactantes fatos históricos e
políticos e pela pujança de sua produção acadêmica e artística.
As reuniões de formação – para as quais serão convidados especialistas
em diversos temas relacionados ao México – terão início em março e
ocorrerão no Memorial da América Latina. A viagem está programada para
meados de dezembro de 2018. Vale recordar que os participantes deverão
encontrar, de modo individual e/ou coletivo, maneiras de custear a
viagem, já que não há recursos próprios do programa para tal.Os interessados deverão enviar o nome completo até o dia 10/03 para a
Profa. Bruna Muriel (BRI-UFABC), através do e-mail:
bruna.muriel@ufabc.edu.br.Para maiores informações, visite também as seguintes páginas do programa:https://www.facebook.com/realidadelatamericana/https://www.unifesp.br/campus/osa2/images/PDF/Realidade%20Latino%20Americana.pdf

Dra. Sandra Burchi (Università di Pisa), autora do livro: Ripartire da casa. Reti e lavori nello spazio domestico
27 e 28 de novembro
As pesquisas de Sandra Burchi, filósofa e socióloga italiana, exploram as diferentes formas que o trabalho assume na contemporaneidade. Em seu livro “Ripartire da casa” indaga as situações de trabalho de dez mulheres que escolheram trabalhar em casa. Artesãs, pesquisadoras, publicitárias, diretoras de ONGs, profissionais autônomas, as mulheres descrevem suas vivências, a organização do espaço e dos tempos domésticos, as dificuldades sociais e pessoais do trabalho em casa. As narrativas são escritas em primeira pessoa, resultando em texto cativante, que experimenta superar os limites da “objetividade” da escrita acadêmica em direção à busca de uma co-autoria com os (as) sujeitos da pesquisa. Em tempo de forte desemprego e recessão econômica, trabalhar “desde casa” representa para muitas mulheres a única possibilidade para não deixar de trabalhar. Assim, o trabalho em casa também passa a ser considerado uma possibilidade para emancipar tempos, espaços, vivências para mulheres que costuram uma zona cinza entre as tarefas familiares e as tarefas profissionais. A superação da precariedade nas condições de trabalho e a busca de uma maior autonomia em vista à emancipação representa, para essas mulheres, um desafio cotidiano.
Dia 27/11: 15h-21h Dia 28/11: 9h-17h
UFSCar/ Campus Sorocaba, sala CCHB1014
Rodovia João Leme dos Santos, KM 110. Bairro Itinga. Sorocaba
Organização: Profa. Maria Carla Corrochano – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gerações, Percursos de Vida e Processos Educativos (UFSCar)
Profa. Viviane Melo de Mendonça – Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (UFSCar)
Tradução e organização: Profa. Lívia De Tommasi (UFABC)

Coord.: Paris Yeros (UFABC)
SEMINÁRIO “SOFTWARE E CULTURA NO BRASIL”
Nos próximos dias 15 e 16 de agosto, o Laboratório de Software Livre (LabLivre) da Universidade Federal do ABC (UFABC) promoverá o I Seminário Software e Cultura no Brasil, no campus de São Bernardo do Campo-SP.
O encontro discutirá temas como a crescente influência dos softwares sobre a cultura contemporânea, a importância e os desafios dos softwares livres para o campo cultural, as formas de desenvolvimento de tecnologias de gestão por parte de gestores, a dinâmica interna das comunidades de software livre brasileiras e o compartilhamento de softwares nas instâncias governamentais.
Entre os palestrantes, está confirmada a presença de artistas, gestores culturais, desenvolvedores de software e ativistas da área da cultura.
Confira a programação e os convidados já confirmados AQUI
Raiz, #partidA, Podemos, Brigadas Populares: novos partidos, movimentos, e partidos-movimentos na Sociedade da Informação
Participantes:
Profª Drªa Rosemary Segurado (PUC-SP/FESPSP), abordando a experiência do Podemos da Espanha;
André Takahashi (Brigadas Populares / Actantes), compartilhando a experiência das Brigadas Populares;
Fernando Silva – Profeta Verde (Raiz Movimento Cidadanista);
Elida Lima (#partidA).
Mediador: Prof. Dr. Claudio Penteado.
Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (PCHS/UFABC), e aberto à todas as pessoas interessadas.
Data: 10 de Agosto de 2016
Horário: 15h30 às 19h
Local: Universidade Federal do ABC, no Campus São Bernardo do Campo – Rua Arcturius, s/nº, auditório 002.
Aula Magna: DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E FEMINISMO
Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais, apoiado pelo Bacharelado em Ciências e Humanidades, Bacharelado em Relações Internacionais, Bacharelado em Filosofia, Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Economia, Bacharelado em Políticas Públicas, Bacharelado em Planejamento Territorial e o Programa de Pós-graduação em Filosofia.
Convidada:
Amelinha Teles
Fundadora da União de Mulheres de São Paulo
Coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares
Membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos
Integra a Comissão da Verdade do Município de São Paulo
Data: 14 de Junho de 2016
Horário: 19h às 22h
Local: UFABC São Bernardo do Campo – Auditório 01
Link para o evento completo: http://ufabc.net.br/amelinha3
17 e 18 de junho 2019
UFABC – Campus São Bernardo
Av. da Universidade, s/n – Anchieta – São Bernardo do Campo
ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO
SEMANA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR
(Palestra em Inglês)
Professor Praveen Jha, Centre for Economic Studies and Planning, Universidade Jawaharlal Nehru, Índia
6 de agosto de 2018 – 17h
Auditório 003, Bloco Beta,
Campus São Bernardo do Campo

Luiz Marques, professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp irá proferir palestra sobre o tema “Capitalismo e Colapso Ambiental”.
O seminário irá ocorrer no dia 25 de julho, quarta-feira, às 19 horas, no auditório 3 do bloco Beta, em São Bernardo do Campo.
Seu livro mais recente leva o título “Capitalismo e Colapso Ambiental”, e é ganhador do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática.
A obra é considerada a mais abrangente na coleta de dados atualizados e no aprofundamento da análise crítica da contradição entre sustentabilidade ambiental e o modelo capitalista de desenvolvimento econômico.
A palestra faz parte dos seminários de pesquisa do Núcleo de Estudos Estratégicos sobre Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDDS).
Seminário – Luiz Marques – Capitalismo e Colapso Ambiental


A(o)s pesquisadora(e)s dedicada(o)s aos estudos migratórios:
É com muita satisfação que gostaria de divulgar o evento: “20 anos depois: a contemporaneidade do pensamento de Abdelmalek Sayad”, que ocorrerá na PUC – SP, entre os dias 2 e 4 de outubro de 2018.
O evento, organizado por pesquisadores da PUC-SP, Unimontes, CEM, UFABC e Unicamp, em conjunto com a Missão Paz, presta uma homenagem a esse importante sociólogo de origem argelina e reputação internacional, que nos deixou relevantes contribuições para os estudos migratórios. Através de três dias de debates – com Conferências, Mesas Redondas e Grupos de Trabalho – e intenso diálogo entre especialistas nacionais e internacionais em estudos migratórios e nos trabalhos de Sayad, o evento pretende refletir sobre as seguintes perguntas: Qual a contemporaneidade do pensamento de Sayad para os estudos migratórios em desenvolvimento? Como seus conceitos, categorias de análise e métodos de pesquisa têm contribuído para o avanço dos estudos migratórios?
Visitem nossa página para realizar inscrições enquanto ouvintes ou apresentadores de trabalhos em um de nossos cinco GTs:
https://abdelmaleksayad.wixsite.com/20anosdepois
Inscrições, para qualquer modalidade, gratuitas!
‘Neste primeiro quadrimestre de 2018 estaremos desenvolvendo a disciplina “Observatório de Políticas Públicas”, em nosso Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes a oportunidade de entender como ocorrem os processos de formulação e implementação de políticas públicas nas esferas subnacionais. Em maio próximo, será a quarta edição desta disciplina e a equipe de coordenação do curso escolheu a região do Grande ABC como tema, cujas políticas públicas em diferentes áreas gostaríamos que os estudantes conhecessem mais profundamente.
A ideia é que cada grupo de cerca de 10 alunos ficará responsável por entender o funcionamento de uma política setorial ou regional nas sete cidades, no período de 14 a 18 de maio. Para isso, eles devem entrevistar gestores públicos, especialistas das secretarias e outros atores relacionados com as políticas, nos dias 15 (período da tarde), 16 (o dia inteiro) e 17 (período da tarde). E no dia 18 à tarde, apresentarão o resultado da pesquisa para uma comissão avaliadora formada pelo professor responsável pela disciplina, pela coordenação do curso, um/a monitor/a que acompanhará o grupo, além de um/a convidado/a como representante do município. Trata-se de uma disciplina obrigatória e cuja aprovação é requisito para a conclusão do curso.
Para essas atividades, gostaríamos de contar com quatro estudantes de pós-graduação com disponibilidade e interesse em atuar como monitores dos grupos durante esse período de imersão, proporcionando a eles/as a experiência em orientação, a aproximação com estudantes da graduação e a oportunidade de visitar experiências e práticas de políticas públicas em nossa região.
As inscrições poderão ser feitas até 22/04, por email, para lucio.bittencourt@ufabc.edu.br

e Sustentabilidade, dará início na próxima semana a um novo modelo de
seminário. Chamado de Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação, ele trará para a mesa
de discussão teses de doutorado e dissertações de mestrado aprovadas
recentemente. A ideia é colocar em pauta bons trabalhos que tragam o calor de um
debate teórico atual. Espera-se que esses seminários possam ser de interesse de todos os
cursos vinculados ao NEEDDS, para a UFABC em geral, e, especificamente,
bastante úteis para nossos estudantes de pós-graduação.Temos a satisfação de receber para nosso primeiro evento a doutora
Mariana Neubern de Souza Almeida, que sob a orientação da profa. Leda
Paulani defendeu na FEA-USP a tese intitulada “Desenvolvimento e
dependência no capitalismo sob hegemonia norte-americana: reflexões
sobre o caso brasileiro.”Solicitamos uma atenção especial para esses seminários de pesquisa, e o
envolvimento de nossos estudantes de pós-graduação.
HORÁRIO: Das 17:00 horas às 19:00 horas
LOCAL: Sala A2-302
México 2018Estão abertas as inscrições para estudantes, pesquisadores e
professores da UFABC interessados em participar do Programa de
Pesquisa e Extensão “Realidade Latino-Americana”, que reúne alunos,
pesquisadores e professores de diferentes Universidades – como a
Unifesp, a UFABC, a USP e a UFRR, entre outras . Trata-se de uma
investigação coletiva sobre a conjuntura social, política e econômica
dos diferentes países da América Latina, envolvendo três etapas:
formação interdisciplinar por meio de atividades sobre os países;
viagem de pesquisa, prevendo entrevistas e visitas; e divulgação dos
resultados por meio de publicações e eventos. Nos anos anteriores, o
grupo estudou e visitou países como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia
e Cuba. Esse ano, o foco é o México, país fascinante pela sua
diversidade étnico-cultural, pelos seus impactantes fatos históricos e
políticos e pela pujança de sua produção acadêmica e artística.
As reuniões de formação – para as quais serão convidados especialistas
em diversos temas relacionados ao México – terão início em março e
ocorrerão no Memorial da América Latina. A viagem está programada para
meados de dezembro de 2018. Vale recordar que os participantes deverão
encontrar, de modo individual e/ou coletivo, maneiras de custear a
viagem, já que não há recursos próprios do programa para tal.Os interessados deverão enviar o nome completo até o dia 10/03 para a
Profa. Bruna Muriel (BRI-UFABC), através do e-mail:
bruna.muriel@ufabc.edu.br.Para maiores informações, visite também as seguintes páginas do programa:https://www.facebook.com/realidadelatamericana/https://www.unifesp.br/campus/osa2/images/PDF/Realidade%20Latino%20Americana.pdf

Dra. Sandra Burchi (Università di Pisa), autora do livro: Ripartire da casa. Reti e lavori nello spazio domestico
27 e 28 de novembro
As pesquisas de Sandra Burchi, filósofa e socióloga italiana, exploram as diferentes formas que o trabalho assume na contemporaneidade. Em seu livro “Ripartire da casa” indaga as situações de trabalho de dez mulheres que escolheram trabalhar em casa. Artesãs, pesquisadoras, publicitárias, diretoras de ONGs, profissionais autônomas, as mulheres descrevem suas vivências, a organização do espaço e dos tempos domésticos, as dificuldades sociais e pessoais do trabalho em casa. As narrativas são escritas em primeira pessoa, resultando em texto cativante, que experimenta superar os limites da “objetividade” da escrita acadêmica em direção à busca de uma co-autoria com os (as) sujeitos da pesquisa. Em tempo de forte desemprego e recessão econômica, trabalhar “desde casa” representa para muitas mulheres a única possibilidade para não deixar de trabalhar. Assim, o trabalho em casa também passa a ser considerado uma possibilidade para emancipar tempos, espaços, vivências para mulheres que costuram uma zona cinza entre as tarefas familiares e as tarefas profissionais. A superação da precariedade nas condições de trabalho e a busca de uma maior autonomia em vista à emancipação representa, para essas mulheres, um desafio cotidiano.
Dia 27/11: 15h-21h Dia 28/11: 9h-17h
UFSCar/ Campus Sorocaba, sala CCHB1014
Rodovia João Leme dos Santos, KM 110. Bairro Itinga. Sorocaba
Organização: Profa. Maria Carla Corrochano – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gerações, Percursos de Vida e Processos Educativos (UFSCar)
Profa. Viviane Melo de Mendonça – Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (UFSCar)
Tradução e organização: Profa. Lívia De Tommasi (UFABC)

Coord.: Paris Yeros (UFABC)
SEMINÁRIO “SOFTWARE E CULTURA NO BRASIL”
Nos próximos dias 15 e 16 de agosto, o Laboratório de Software Livre (LabLivre) da Universidade Federal do ABC (UFABC) promoverá o I Seminário Software e Cultura no Brasil, no campus de São Bernardo do Campo-SP.
O encontro discutirá temas como a crescente influência dos softwares sobre a cultura contemporânea, a importância e os desafios dos softwares livres para o campo cultural, as formas de desenvolvimento de tecnologias de gestão por parte de gestores, a dinâmica interna das comunidades de software livre brasileiras e o compartilhamento de softwares nas instâncias governamentais.
Entre os palestrantes, está confirmada a presença de artistas, gestores culturais, desenvolvedores de software e ativistas da área da cultura.
Confira a programação e os convidados já confirmados AQUI
Raiz, #partidA, Podemos, Brigadas Populares: novos partidos, movimentos, e partidos-movimentos na Sociedade da Informação
Participantes:
Profª Drªa Rosemary Segurado (PUC-SP/FESPSP), abordando a experiência do Podemos da Espanha;
André Takahashi (Brigadas Populares / Actantes), compartilhando a experiência das Brigadas Populares;
Fernando Silva – Profeta Verde (Raiz Movimento Cidadanista);
Elida Lima (#partidA).
Mediador: Prof. Dr. Claudio Penteado.
Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (PCHS/UFABC), e aberto à todas as pessoas interessadas.
Data: 10 de Agosto de 2016
Horário: 15h30 às 19h
Local: Universidade Federal do ABC, no Campus São Bernardo do Campo – Rua Arcturius, s/nº, auditório 002.
Aula Magna: DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E FEMINISMO
Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais, apoiado pelo Bacharelado em Ciências e Humanidades, Bacharelado em Relações Internacionais, Bacharelado em Filosofia, Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Economia, Bacharelado em Políticas Públicas, Bacharelado em Planejamento Territorial e o Programa de Pós-graduação em Filosofia.
Convidada:
Amelinha Teles
Fundadora da União de Mulheres de São Paulo
Coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares
Membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos
Integra a Comissão da Verdade do Município de São Paulo
Data: 14 de Junho de 2016
Horário: 19h às 22h
Local: UFABC São Bernardo do Campo – Auditório 01
Link para o evento completo: http://ufabc.net.br/amelinha3